Marinha prepara-se para afundar corveta Afonso Cerqueira nas proximidades do Cabo Girão

De acordo com um comunicado da Marinha, a corveta Afonso Cerqueira será afundada nas proximidades do Cabo Girão, no próximo dia 4 de Setembro. Como medidas preparatórias, na manhã do dia 2 de Setembro o navio será rebocado desde o porto do Funchal até ao local de afundamento, procedendo-se de seguida aos trabalhos necessários para o afundamento à hora estimada. Imediatamente após o referido afundamento, uma equipa de mergulhadores sapadores da Marinha verificará as condições de segurança, e durante os dias subsequentes, 5 e 6 de Setembro, serão realizados trabalhos subaquáticos pela empresa Tecnovia, para a operacionalização do recife artificial.

Dada a particularidade desta operação, será estabelecido um perímetro no mar e em terra. A navegação e a população deverá cumprir as indicações e recomendações de segurança impostas.

Haverá interdições à navegação num raio de 900 metros centrado na posição de afundamento desde que o navio estiver fundeado até às 23:59 do dia 4 de Setembro. Durante os dias 5 e 6, a navegação será interdita num raio de 500 metros. A permanência de pessoas na Fajã das Bebras e no Cabo Girão das 7 horas às 18 horas do dia 4 de Setembro será também interdita. Também há interdições relativamente à circulação aérea no local.