Vigília na Ponta do Sol com centenas de pessoas e com polícia marítima “ao largo”, população promete “luta”

ponta do sol manifesta
A população da Ponta do Sol não quer uma unidade de piscicultura na frente mar, como pretende o Governo Regional.
ponta do sol vigilia
A vigília de ontem, na Ponta do Sol, teve a presença da polícia marítima “ao largo”. Foto DR

A Polícia Marítima mandou duas embarcações de prevenção para que os barcos que iam estar na frente mar da Ponta do Sol, integrando a vigília de protesto, em terra, contra a instalação, por parte do Governo Regional, de uma unidade de piscicultura, pudessem aproximar-se das bóias já ali colocadas.

Foi por isso com polícia “ao largo” que ontem à noite ocorreu a prevista concentração de um grupo de cidadãos, com movimento iniciado numa página da rede social Facebook que tem como título “Vigília Do NOSSO MAR”. Foram à volta de 350 pessoas participantes, segundo números da organização, envolvendo a recolha de 262 assinaturas. Estiveram ali representadas várias associações do concelho.

Sérgio Teixeira, um dos promotores desta “vigília pacífica”, como faz questão de reforçar, diz que “o número de presenças correspondeu ao esperado, uma vez que naquele momento estavam a ocorrer inúmeras festas pela Região, além do jogo de futebol, cujo apelo eventualmente retirou uma maior dimensão a este momento, que no entanto foi importante para o alerta que pretendemos fazer”.

O responsável pela mobilização apontou, também, a presença de “duas embarcações da polícia marítima, que evitaram com que as embarcações se aproximassem das bóias colocadas a 750m da costa”. Diz, no entanto, que esta ação da polícia teve como propósito impedir que as embarcações tivessem danos, uma vez que as bóias não têm sinalética”.

Relativamente às assinaturas, Sérgio Teixeira diz que as mesmas deverão ser entregues na próxima sexta-feira na Câmara Municipal do Funchal, aguardando-se que a Autarquia dê o respetivo seguimento no sentido de ser marcada uma reunião da Assembleia Municipal. “Visto que o salão nobre é pequeno para o numero de pessoas que penso que estará presente esta a ser pensado o uso de um espaço mais amplo”.

O movimento promete não parar a luta contra o que considera ser um atentado ambiental e paisagístico. E deixa algumas realidades para reforçar a importância desta mobilização da população: “O sítio dos Anjos, onde “será” colocada as jaulas de piscicultura segundo o que dizem e fizeram os pedidos para tal, faz parte da freguesia dos Canhas, sendo a parte mais junta da costa da mesma freguesia a mesma fica situada a 2.5 milhas a oeste do cais da ponta do sol começa numa das quedas de agua para a estrada penso que a mais emblemáticas tantas vezes usada como cartaz turístico da nossa ilha e termina no cais da Madalena”

Sendo assim, Sérgio Teixeira lança uma questão: “Então porque colocaram as bóias a frente da vila Ponta do Sol ?”