CDU acusa a CMF de ser responsável pelos atrasos na reconstrução de casas destruídas pelos incêndios

A CDU esteve hoje em Santa Luzia, onde a deputada municipal Herlanda Amado alertou para que os processos de realojamento e reconstrução das habitações afectadas pelos últimos incêndios no Funchal continuam atrasados. Apesar dos financiamentos nacionais estarem já a algum tempo disponibilizados pelo IHRU, a reconstrução não avança porque a Câmara Municipal do Funchal não dá continuidade aos processos devido às suas inércias, acusou.

A Câmara Municipal do Funchal é a única responsável pelos atrasos na recuperação e reconstrução de habitações afectadas pelos incêndios porque não tem sido capaz de organizar e decidir, diz a CDU.

As verbas necessárias estão prontas para que possam ser utilizadas, mas na Região, a autarquia do Funchal não se tem revelado capaz de dirigir a reconstrução da Cidade e de aplicar aqueles meios financeiros, consideram os comunistas.

“De toda esta lamentável realidade resultam graves prejuízos com danos para as famílias que aguardam pelo direito à casa e pela reconstrução das suas habitações. Quando a CDU denunciou esta questão em Julho a Autarquia veio dizer que a CDU estava a faltar à verdade, mas o que é indesmentível é que ainda hoje, passados 2 anos dos incêndios de 2016, existam mais de 80 famílias que ainda aguardam pela resolução do seu problema habitacional. Existem famílias com processos pendentes devido à incapacidade da Autarquia dar seguimento a procedimentos fundamentais, para que os processos de apoio à reconstrução das habitações sejam concluídos. Enquanto faltar uma família por alojar, não podemos dizer que o processo está concluído”, refere o partido.

Dada a gravidade dos atrasos e às razões das falhas na concretização dos processos de reconstrução das habitações atingidas pelos últimos incêndios da cidade do Funchal, reza o comunicado da CDU, “consideramos que este Executivo deve assumir as suas responsabilidades neste reprovável manifesto de incompetência”.