Rali tem como novidade a passagem de uma viatura 40 minutos antes da prova, depois passam os carros “0”

rali 3-08O site do Rali Vinho Madeira refere hoje que “já já estão definidas as duplas para os carros zero, sendo que o ‘0’ terá Paulo Domingos como piloto e Pedro Rodrigues como co-piloto, num Porsche 911 GT3 991, o ‘00’ será tripulado por David Aguiar e Artur França (BMW M2) e o ‘000’ por Miguel Gouveia e Duarte Neves (Fiat 124 Spider). O carro ‘vassoura’ terá novamente ao volante nesta 59ª edição Michel Belo.

Segundo informa a organização, “este ano há uma novidade, com a introdução da viatura SEG1, que passa antes do ‘000’ (40 minutos antes de começar a prova) para fazer um checklist de toda a estrutura operacional na estrada. O mesmo, um Subaru Impreza, será guiado pela dupla Ricardo Reis/Marco Leça. Dos carros zero, o primeiro a passar é o ‘000’, 30 minutos antes de começar o rali para verificar trajetórias e se as pessoas estão em segurança. O ‘00’ passa 20 minutos antes do primeiro concorrente. É um segundo alerta para a organização, de forma a saber se as pessoas estão bem posicionadas. O ‘0’ passa 10 minutos antes do primeiro concorrente e dá o OK final à organização. Esta viatura já passa com alguma velocidade e informa se está tudo a postos e, se houver alguma anomalia, é resolvida no imediato. Em caso de problema com a viatura ‘0’, a organização tem uma viatura suplente (VW Polo G40)”.

 

O texto recorda que antes de uma classificativa, há várias viaturas que passam para garantir a segurança e regularidade dos troços. “Depois do encerramento das estradas, a primeira viatura a passar é a da PSP para verificar se os postos de trânsito e de segurança estão em posicionamento. Depois segue-se a viatura da cronometragem (Valdemar Santos/Fátima Bandeira) que procede à preparação final da cronometragem. O Carro de Informação ao Público (CIP), que será conduzido por Filipe Gouveia, navegado por Miguel Fernandes, leva uma mensagem sonora para o público, alertando para o facto de o rali estar prestes a começar, passando também indicações de segurança”.