Madeirenses aprovam ferry para Portimão e pedem a bordo uma linha para todo o ano

Fotos FN.

O ferry da Naviera Armas, Volcán de Tijarafe, já vai a caminho da Madeira com algumas das viaturas que participam no Rali Vinho Madeira. Antes desta etapa, o navio transportou da Madeira até Portimão, de segunda para terça feira, numa viagem com a duração de 23 horas, 504 passageiros  e mais de uma centena de viaturas, entre elas, a carrinha que deu apoio ao espetáculo do Carlos Cunha na Madeira.

É inquestionável que a lotação está ainda aquém da capacidade de mil passageiros que o ferry dispõe para as travessias curtas nas Canárias. Nas viagens entre a Madeira e Portimão, a capacidade é reduzida para 860 passageiros.

A viagem de 23 horas é bem passada, sobretudo por aqueles que viajam em camarote. No entanto, a maioria viaja em poltronas, mas ainda assim, era visível a satisfação de todos face à criação desta linha, assegurada através de uma parceria entre a Empresa de Navegação Madeirense e o armador espanhol Armas.

O FN registou diversas opiniões no sentido de aprovar esta linha de transporte marítimo mas também a apelar às autoridades competentes no sentido de a manterem todo o ano, embora sabendo dos elevados encargos que representa para a Região.”É um assunto a ser bem estudado, em nome do interesse público”, defenderam ao FN.

Quem se habituou a viajar nas temporadas anteriores do Armas sugere que se mantenha a animação noturna por forma a tornar a viagem mais agradável. É de salientar que os serviços prestados aos passageiros, de restauração e limpeza, merecem a aprovação geral.

O bom tempo também tem ajudado nestas ligações por ferry. É notória a presença de famílias com as crianças a aproveitarem os banhos de sol na pequena piscina que existe junto ao Bar Madeira, no deck superior.

Quanto ao facto de a lotação estar aquém da capacidade do navio, a justificação poderá ser o facto de a vinda do ferry ter acontecido já tarde, quando muitos tinham marcações de férias noutros destinos.

À chegada esta manhã a Portimão, as temperaturas já superavam os 30 graus, com os veraneantes a registarem as manobras do Volcán de Tijarafe, já com uma fila de passageiros e de viaturas à espera para embarcar.

 

 

A paragem em Portimão.