Apenas um conservador dos Registos hoje em funções em toda a Região

A Associação Sindical dos Conservadores dos Registos comunicou que, em resultado da greve convocada para toda esta semana em conjunto com o Sindicato Nacional dos Registos e com a FESAP, hoje, associada ao período de férias, na RAM está em funções apenas 1 Conservador dos Registos (na Conservatória de Santana).

A Conservatória do Registo Predial do Funchal, uma das primeiras a nível nacional em número de actos Casa Pronta, encontra-se encerrada e muitos dos outros serviços com falhas no serviço a prestar aos cidadãos.

A greve prende-se o projecto de revisão de carreiras e deve-se ao facto de as propostas fundamentadas da Associação, apesar de terem sido consideradas, na redacção final da proposta terem sido omitidas.

A relevância social do trabalho dos Conservadores e oficiais dos Registos, uma função de cariz para-judicial, exige uma carreira devidamente estruturada que respeite a independência e a dignidade do seu exercício, com exigentes critérios de acesso e transparência na designação de profissionais para todos os lugares, refere a supracitada Associação Sindical da classe.