Cafôfo visitou obra de prolongamento da vereda do Boliqueime em Santo António

O Executivo Municipal visitou, esta manhã, a obra de prolongamento da Vereda do Boliqueime, em Santo António. O novo arruamento entre a rotunda do Vasco Gil, na Cota 500, e o Caminho do Trapiche tem conclusão prevista para Setembro deste mesmo ano, compreendendo “330 metros, no valor de 450 mil euros”, e materializa uma reivindicação antiga da população de Santo António.

O edil funchalense referiu na oportunidade que “esta é uma das obras de beneficiação das Zonas Altas do Funchal e reflecte aquela que tem sido uma das nossas prioridades em termos de investimento, canalizado numa zona que há muito não obtinha tanta atenção. Um dos problemas estruturais de Santo António são, precisamente, as acessibilidades, pois presenciamos uma orografia complexa, em que as pessoas precisam de sentir conforto e segurança ao aceder às suas habitações”.

Paulo Cafôfo referiu que este é “também um exemplo de cooperação entre os munícipes e a autarquia, vertida numa obra que era desejada há dezenas de anos. A Câmara do Funchal tomou a decisão de concretizar a obra, e a população colaborou cedendo os terrenos necessários. Um exemplo de cooperação que pode gerar bons resultados, acima de tudo para benefício das populações. Faremos questão de, na sua finalização, agradecer também a todos os envolvidos, pela sua colaboração com a Câmara Municipal do Funchal.”

A obra em questão prevê o alargamento da pequena vereda existente no Boliqueime, numa extensão aproximada de 330 metros, melhorando as condições de acessibilidade existentes para a circulação viária naquele núcleo habitacional, passando a ficar asseguradas necessidades básicas da população residente, como é o caso da recolha do lixo, do acesso de meios de emergência e segurança e do acesso dos veículos particulares às respectivas habitações, com os impactos que isso contempla no dia-a-dia de qualquer família.

Estão igualmente previstas a execução das infraestruturas de redes de água potável, residual e pluvial e, devido às cotas baixas da recolha dos esgotos, será executada uma nova estação elevatória. A rede de iluminação pública será refeita e melhorada, em colaboração com a Empresa de Electricidade da Madeira, e as serventias existentes serão, por fim, repostas com nova configuração, tendo em conta as cotas de projecto do arruamento.