Alunas do Conservatório com “dsitinção” em concursos internacionais

Maria Nobile B
Maria Nobile distinguida com um 3.º prémio.
Liliana Taraban
Liliana Taraban Liliana Taraban participou na Academia Internacional de Música de Verão.

As alunas Maria Nobile e Liliana Taraban, do Curso Profissional de Instrumentista (CPI) do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, participaram com distinção em concursos internacionais de piano, tendo, a primeira, sido distinguida com um 3.º prémio. Ambas são alunas da professora Cristina Pliousnina, que é também diretora do Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório.

Uma nota do Conservatório, sublinha que Maria Nobile, que terminou o 1.º ano do Curso Profissional de Instrumentista, na classe de piano, “participou na 20.ª Edição do Concurso Internacional Santa Cecília (CISC), que decorreu entre os dias 16 e 22 de julho de 2018, organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) na Categoria Junior A, entre onze concorrentes de vários países, tais como: Portugal. Espanha, Eslovénia, China e Brasil. Nas duas provas (Eliminatória e Prova Final) apresentou um vasto repertório com obras de J. S. Bach, J. Haydn, Fr. Chopin, R. Schumann, Cl. Debussy e A. Khatchaturian. Pela decisão do Júri foi agraciada com o 3.º lugar ex-áqueo recebendo diploma e prémio no valor de 200€ (Prémio BPI e Prémio CMSM).”

De acordo com a informação transmitida pelo presidente da Direção, Carlos Gonçalves, “a categoria principal do CISC estava aberta a participantes até aos 32 anos e as categorias do CISC JUNIOR destinavam-se a jovens entre os 5 e os 18 anos. Este ano, o CISC foi dedicado ao Piano. As provas de piano do CISC realizaram-se na Casa da Música enquanto o CISC Júnior decorreu na Fundação Manuel António da Mota. O júri foi constituído por um elemento da direção pedagógica do CMSM e individualidades do panorama musical nacional e internacional. A entrega dos prémios decorreu durante o Concerto de Encerramento – Finais da Categoria Principal com Orquestra, que se realizou no dia 22 de julho de 2018, pelas 18h00 na Casa da Música do Porto”.

Liliana Taraban participou na Academia Internacional de Música de Verão, que é um dos projetos no âmbito do Concurso Internacional de Piano “Vladimir Horowitz”, que se realiza em Kiev, Ucrânia. Este concurso consiste em Masterclasses de piano e violino, orientadas por professores de renome internacional.

Na Academia Internacional de Música de Verão 2018 participaram jovens aspirantes à música de vários países tais como: França, Sérvia, Estados Unidos da América, Portugal e Ucrânia. Portugal esteve representado pelas irmãs Alina Taraban e Liliana Taraban, sendo a Alina ex-aluna do CEPAM, atualmente estudar na Bélgica, e Liliana, concluiu o 1.º ano Curso Profissional de Instrumentista, na classe de piano.