Árvore cortada na Rua do Bom Jesus levanta interrogações junto da população

Fotos: Rui Marote

A Câmara Municipal do Funchal cortou hoje uma árvore na Rua do Bom Jesus, que ali já se encontrava há muitos anos. O acto gerou críticas e imediata atenção dos transeuntes, alguns dos quais não descortinavam razões para o corte da referida árvore. Comentava-se no local algo cuja veracidade não conseguimos, até ao momento, confirmar: que outras árvores da Rua do Bom Jesus, onde decorre neste momento uma intervenção dos serviços camarários, repondo o antigo piso de paralelepípedos que se encontrava oculto debaixo do asfalto, serão também para cortar.

A CMF tem também aproveitado para realizar ali diversas obras nas infraestruturas de esgoto e de escoamento de águas. As obras têm gerado considerável descontentamento junto dos comerciantes da zona, que se queixam de já ter “engolido muita poeira” com as obras intermináveis, razão porque a autarquia já anunciou compensações para os mesmos ao nível da isenção de determinadas taxas e impostos.

O FN tentou hoje contactar a CMF para apurar as razões do corte da árvore e se haverá mais outras para cortar, mas não obteve ainda resposta.

A acção de corte foi fotografada, inclusive, por responsáveis político-partidários que passavam no local e outras pessoas, e é já tema de discussão em redes sociais.

O FN apurou que junto de pessoas ligadas à área do ambientalismo, já se ironiza que “um Funchal livre de árvores será sem dúvida muito melhor”.