Nova Direção da Jaime Moniz toma posse com o compromisso de honrar a história e apoiar os alunos

O novo conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz.

O Conselho da Comunidade Educativa conferiu, esta manhã, a posse ao novo conselho executivo da Escola Secundária Jaime Moniz para o quadriénio 2018-2022.

A equipa chefiada até hoje, por Jorge Moreira de Sousa, ao longo de vários mandatos.

Jorge Moreira de Sousa, que presidiu ao “Liceu” ao longo de 31 anos, passou o testemunho a Ana Isabel Freitas, professora de Filosofia, Doutorada em Educação, na especialidade de Liderança Educacional, e já membro da sua equipa ao longo de vários mandatos.

Juntamente com Ana Isabel Freitas, fazem parte do Conselho Executivo, na qualidade de vice-presidentes, Maria Doroteia Teixeira, Francisco Estêvão, Odílio Freitas e Zita Carvalho. A Direção conta ainda com os professores Maria José Silva e Celestino Olim.

DSC01454

No seu discurso de posse, Ana Isabel Freitas reiterou que defende “uma escola coesa, unida, à volta de um ensino de qualidade com todos e para todos”. O objetivo primordial é “construir uma escola onde o debate de ideias, a partilha e a colaboração sejam uma realidade. O exercício de uma liderança pedagógica só pode acontecer num ambiente reflexivo e de questionamento”. O propósito da nova liderança é também o de “continuar a estabelecer um diálogo permanente com os órgãos de direção e de gestão pedagógica da escola”.

DSC01472

Apesar da disputa eleitoral para este conselho executivo ter sido bem disputada, Ana Isabel Freitas deixou claro que pretende contar com a colaboração de todos na construção de uma escola de sucesso.

DSC01507

Nesta passagem de testemunho, a cerimónia contou, igualmente, com momento de emoção, quando a nova presidente se referiu ao presidente cessante. Jorge Moreira de Sousa foi fortemente ovacionado pelos presentes, num reconhecimento ao seu inquestionável mérito e empenho ao longo de 31 anos à frente da instituição. Ana Isabel Freitas evocou a importância desse legado. Primeiro citou Hargreaves e Fink e a sua obra Liderança Sustentável para recordar que “Uma Escola é também a sua História”. Por isso, “a liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor. Entre o caos da mudança, a liderança sustentável mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objetivos de longo prazo. A maior parte das teorias e das mudanças só aponta em frente: trata-se de uma mudança sem passado nem memória. A liderança sustentável revisita e revive as memórias organizacionais e honra o saber dos que transportam essa lembrança. Isso é encarado como uma forma de aprender com o que de melhor existe no passado, de preservar o passado e seguir em frente”.

DSC01477

Numa referência explícita a Jorge Moreira de Sousa, a nova presidente prestou homenagem ao seu antecessor nestes termos: “Por isso, Dr. Jorge, queremos dizer-lhe que o exercício da sua liderança ficará registado nesta escola e o legado que nos deixará será preservado. Em nenhum momento vimo-lo vacilar no que considerava ser a sua missão: ajudar a construir uma escola de qualidade e de excelência. Muito obrigada por nos ter escolhido para trabalhar consigo. Muito obrigada por aquilo que nos ensinou”.

DSC01509

Os alunos que frequentarem a ESJM poderão contar com “o apoio incondicional” deste conselho executivo. Ana Isabel reafirmou o lema de candidatura “Todos juntos, construiremos o Futuro numa Escola com História”.

A homenagem da comunidade escolar a Jorge Moreira de Sousa.

Após a tomada de posse, a nova Direção respondeu aos anseios da comunidade escolar e improvisou uma convívio de homenagem simbólica ao presidente cessante na sala dos professores.  Por seu turno, Jorge Moreira de Sousa afixou a todos uma nota interna de despedida, que o FN publica, com o título “Notas de Gratidão”.

A nota interna de despedida do presidente cessante a toda a comunidade escolar.