Governo declara de utilidade pública Associação dos Terrenos das Serras da Freguesia da Ilha

O Conselho de Governo reunido em plenário em 12 de julho de 2018, resolveu declarar de utilidade pública a associação “Associação dos Terrenos das Serras da Freguesia da Ilha”, com sede no sítio do Granel, freguesia da Ilha, município de Santana.
A Associação tem por finalidade ordenar e orientar o Montado da freguesia da Ilha, a manutenção de estradas e veredas agrícolas, bem como o desenvolvimento de projetos agrícolas.

Promove um desenvolvimento multiusos e de caráter turístico do espaço onde exerce a sua atividade, associado a uma preservação sustentada do território, dando a conhecer as potencialidades turísticas, desde as levadas e percursos pedestres que percorrem toda a freguesia até ao Pico Ruivo, assim como os miradouros, os locais de interesse histórico e cultural, a fauna e flora existente e as tradições e costumes de uma localidade repleta de particularidades.

Para atribuir a utilidade pública, o Executivo considerou ainda que a Associação “tem adotado uma postura pró-ativa em favor do ambiente e tem prestado um importante contributo para o engrandecimento do setor florestal na respetiva área de atuação” e “organiza e desenvolve as suas atividades, sem fins lucrativos”.