Miguel Albuquerque amanhã na “inauguração” do requalificado “Galo Resort”

Foto Arquivo.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, amanhã, dia 19 de julho de 2018, pelas 17 horas, o novo “Galomar”, que resulta de uma requalificação integral da estrutura, concluída neste ano.

Com as obras, o hotel passou de 3 para 4 estrelas e ainda aumentou a sua capacidade, em mais 33 quartos, passando a ter 77 (71 quartos e seis suites). E veio permitir a criação de 10 postos de trabalho.

Trata-se de um investimento na ordem dos cerca de 9 milhões de euros, montante que foi 23% superior ao normal, devido às certificações de sustentabilidade ambiental que foram assumidas pelo empresário Roland Bachmeier, que estima o retorno deste esforço em cerca de 4 anos.

Trata-se de um edifício inteligente concebido para a hotelaria com certificação energética A+, uma classificação inédita entre nós, 100% autossuficiente em energia, perfeitamente integrado na envolvente, com equipamentos altamente eficientes, materiais inovadores e a experiência de uma equipa já reconhecida por diversos prémios e certificações ambientais.

O imóvel desenvolve-se ao longo de quatro andares e é servido por três elevadores.

De forma a rentabilizar todos os processos, em todos os sectores foram repensadas operações/tecnologias e materiais, de forma a reduzir a pegada ecológica do hotel, otimizar e reduzir os recursos.

Assim, foram instalados 408 painéis solares fotovoltaicos, para uso no edifício principal de forma a ficar autónomo a nível energético. E ainda 66 painéis solares para aquecimento da água.

Todos os elevadores do hotel funcionam com energia produzida através de painéis fotovoltaicos com autonomia até 100 volts, o que permite uma poupança de cerca de 82%, funcionando a corrente monofásica de 230V.

Todo o edifício é servido por um sistema de iluminação eficiente – LED, por dois postos de carregamento para carros elétricos e por mobílias exteriores em “casca de arroz” (material reciclado). Os tecidos usados na decoração são biodegradáveis.

Realce-se ainda ao cuidado do grupo em trabalhar nesta solução com a comunidade envolvente no projeto escolas, a Câmara Municipal e o Parque Natural, entre outras entidades.

O Galomar surge como uma aposta nos hotéis sustentáveis ambientalmente, um “Green Hotel”.  Em junho, o Galo Resort foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, no âmbito dos World Travel Awards, como o melhor Green Hotel europeu e de Portugal. No ano passado as três unidades do grupo conquistaram 25 prémios.

Aliás, a Região tem todas as condições para assumir-se como um destino verde, onde cada experiência seja única mas, simultaneamente, potenciadora da sustentabilidade ambiental.

Recorde-se ainda que, em 2018, foram reconhecidos, em Portugal, 127 estabelecimentos com a “Green Key”, dos quais 48 na Região, ou seja, mais de um terço dessa totalidade.