Dave Holland, Chris Potter e Zakir Hussain protagonizaram actuação notável no Funchal Jazz

Fotos: Rui Marote

O contrabaixista Dave Holland e o saxofonista Chris Potter protagonizaram hoje à noite, no Parque de Santa Catarina, um excelente concerto, na companhia do percussionista Zakir Hussain, eleito o melhor do ano pela norte-americana Associação de Jornalistas de Jazz. O último dia do Funchal Jazz no Parque de Santa Catarina começou da melhor maneira com este trio, encabeçado por um contrabaixista de grande vulto, Autor de dezenas de  álbuns em seu nome ou como co-líder, vencedor de três Grammys e tendo participado em centenas de gravações, Dave Holland é Doutor Honoris Causa pelo Berklee College of Music, pelo New England Conservatory e pelo Birmingham Conservatoire, conforme salienta a organização do Funchal Jazz. Recentemente, foi laureado com o prestigiante título de NEA Jazz Master pelo National Endowment for the Arts.

Vimo-lo actuar ao vivo em Nova Iorque já lá vão 20 anos, na atmosfera maravilhosamente intimista e agradável do Iridium, um clube de jazz de Nova Iorque situado em Manhattan, nas proximidades da Metropolitan Opera. Holland já tinha, então, percorrido um longo caminho, que aprofundou com numerosas interpretações, ao vivo e em estúdio, e que foram justamente reconhecidas, consagrando-o como um dos maiores contrabaixistas de jazz do seu tempo.

Na Madeira, não deixou os seus créditos por mãos alheias, rodeou-se de outras referências do jazz e proporcionou ao público apreciador um espectáculo notável.