PCP critica “irresponsável remoção do amianto no Porto Santo” e acusa o Governo Regional de mentir

O PCP veio criticar hoje “a irresponsável remoção do amianto no Porto Santo e as mentiras do Governo Regional. De acordo com os comunistas, o Governo Regional “mente desavergonhadamente quando procura fazer crer que nas escolas do Porto Santo os produtos contento amianto não estão ainda a ser removidos, pois, tal processo já se iniciou na última semana”.

Por outro lado, os comunistas acusam o GR de pretender negar que as várias pessoas que procuraram cuidados de saúde nas urgências do Centro de Saúde do Porto Santo, com relação directa e próxima com amianto, nada teriam a ver com aquele problema.

“Devido aos impactos extremamente nocivos para a saúde pública e para o ambiente, todas as recomendações sobre a remoção de produtos com amianto apontam para a maior prudência e cuidados preventivos nos cuidados e na segurança de que trabalha com produtos com amianto e das populações das áreas envolventes”, referem os comunistas.

“Torna-se, portanto, inadiável o dever do Governo Regional de tomar medidas de segurança preventiva para quem está em trabalho nos locais de remoção do amianto a das populações residentes nas áreas vizinhas”, reclama aquele partido.

A CDU exige, pois, esclarecimentos imediatos das entidades responsáveis pela Saúde Pública na Região Autónoma da Madeira sobre as medidas concretas de salvaguarda dos direitos das populações nestes processos de remoção de produtos contendo amianto, e a intervenção das entidades competentes.