Estudantes do Conservatório participam no Festival SET, no Porto

Duas alunas do Conservatório de Música da Madeira, nomeadamente Maria Francisca Freitas e Maria Helena Freitas, alunas do 2.º ano do Curso Profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação do CEPAM, acompanhadas pela professora Alexandrina Alves, participam na 9.ª edição da Semana de Escolas de Teatro, entre 1 e 14 de Julho.

O SET (Semana das Escolas de Teatro) é organizado anualmente pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto – e reúne as Escolas de Teatro (profissionais, politécnicas e universitárias) de todo o país, durante sete dias, na cidade do Porto, informa o Conservatório.

As formandas do Conservatório da Madeira iniciaram a sua residência artística no dia 1 de Julho. Este ano o Festival SET pretende implementar uma série de objectivos culturais, artísticos e pedagógicos que englobam a participação activa das escolas de teatro do país e do estrangeiro, fomentando a união, discussão e reflexão de temáticas ligadas ao ensino artístico e à prática teatral. O Festival SET, na sua 9.ª edição leva à cidade do Porto mais de 50 espectáculos de teatro, música e performance criados por alunos e professores de 15 escolas diferentes do país, Brasil e Espanha.

Durante a semana de festa, que decorre de 6 a 14 de Julho, o Festival SET conta com mais de 333 participantes e encerra com a apresentação do espectáculo final, que é o resultado encenado por Chris Tomlinson e protagonizado pela Residência Artística com o tema da tradição e identidade, da qual as alunas do Conservatório da Madeira fazem parte, refere o Conservatório/Escola Profissional das Artes da Madeira.

Ainda deste grupo fazem parte os alunos Andrew dos Santos, Lara Ferreira, Diogo Sousa, Cristina Ponte e Afonso Moniz, também do 2.º ano do Curso Profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação que estarão como voluntários no Festival SET a dar apoio como voluntários ao nível da logística, podendo experienciar na prática toda a montagem de um espectáculo, desde os cenários, luzes à própria divulgação e venda de objectos relacionados com o Festival Set.