Rui Barreto defende incentivos a nova companhia aérea para as ligações entre o continente e a Madeira

O vice-presidente do CDS-Madeira, Rui Barreto, esteve hoje no Aeroporto da Madeira para anunciar que o grupo parlamentar do seu partido vai pedir à Entidade Nacional de Coordenação de Slots (autorizações para que os aviões possam aterrar e levantar) que indique se é por falta dessas autorizações que não há mais companhias a voar para a Madeira.
Rui Barreto sublinhou, na oportunidade, o “comportamento vergonhoso” da TAP para com os madeirenses e portossantenses, devido ao cancelamento frequente de voos entre o continente e a Região. Aliás, na manhã de hoje e na altura em que Barreto falava, a companhia havia já cancelado duas frequências. O dirigente centrista fez então duas novas propostas: a primeira, a criação de um plano de incentivos, com o patrocínio do Governo Regional e da ANA (Administração de Aeroportos) como já houve no passado, no sentido de aumentar as frequências e atrair um terceiro operador para introduzir concorrência e fazer baixar o preço das passagens.
A segunda proposta, interpelar a Entidade Nacional de Coordenação de Slots, para indagar sobre se é por falta de autorizações que não há mais companhias interessadas em voar para a Madeira ou a existência de outras impossibilidades a afastar companhias da Região.
“É preciso acabar de uma vez por todas com o proteccionismo à TAP”, defendeu Rui Barreto.
Este responsável partidário referiu ainda que o Governo Regional não pode passar o tempo apenas a lamentar-se da TAP e do Governo central, e não tomar qualquer iniciativa própria.