PS aponta o dedo ao caos que considera ter-se instalado este mês nos jardins de infância e creches

Os deputados do PS-Madeira vieram hoje denunciar o que consideram ser a “situação caótica” nos jardins de infância e creches no corrente mês, em que não há educadores de infância a trabalhar. Trata-se de um problema que afecta múltiplos pais e encarregados de educação que trabalham, e que dificilmente têm alguém com quem deixar os filhos.

De acordo com declarações prestadas pela parlamentar Sofia Canha, o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Educação, não preveniu esta situação, com um calendário apropriado. A deputada afirmou serem muitos os “encarregados de educação que têm mostrado muita preocupação, têm reclamado e dado conta disso às direcções das escolas e à própria tutela”. Tudo porque, assevera, não foram acautelados os serviços mínimos.

Os encarregados de educação, recordou, têm também de pagar a mensalidade de Julho, que em certos casos não é nada barata, e mesmo assim têm de deixar os seus filhos, em certos casos, apenas aos cuidados de uma auxiliar – isto para turmas com mais de vinte crianças.

Sofia Canha acusou, pois, a SRE de brincar com a questão da autonomia dos estabelecimentos de ensino, fazendo uma má gestão das mesmas e assacando-lhes a responsabilidade de situações que competia ao Governo resolver.