CMF promoveu exposição na Zona Velha que terminou com debate sobre a mesma

Esteve patente na Zona Velha do Funchal, ao longo do mês de Junho, a exposição fotográfica intitulada “Rostos da Regeneração”, uma iniciativa que contou com o apoio do Município do Funchal, sob a curadoria do artista José Zyberchema, e que resultou de um trabalho académico no âmbito da geografia social de Laura Portinaro, da Universidade do Piemonte Oriental.

O encerramento da exposição deu-se, por sua vez, com um debate em torno da temática da regeneração desta zona da cidade.

Promovido pela CMF, o debate contou com a participação de Rui Campos Matos, ex-presidente da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, bem como de José Zyberchema, e de residentes, turistas e comerciantes, alguns dos quais retratados na exposição.

Este centrou-se na transformação da zona ao longo das duas últimas décadas e no impacto que a mesma induziu, quer em termos urbanos, quer em termos sociais. Os participantes manifestaram as suas preocupações e deixaram evidente o apreço pela “Zona Velha”, sendo unânimes na opinião de que apesar do trabalho que há por fazer, esta é hoje uma área com melhores condições.

A edilidade, por seu turno, enaltece este “debate profícuo, onde diferentes visões se cruzaram na busca do equilíbrio saudável entre o desenvolvimento da zona, a fixação dos habitantes e a atracção de novos moradores”, através de políticas públicas, como os programas de renda acessível. Foram, ainda, apresentadas diversas sugestões para a Rua de Santa Maria, sublinhando-se a necessidade de reforçar a atractividade da zona com medidas estruturais, sobressaindo, nesse capítulo, o papel do Programa Municipal “Cidade Com Vida”, como instrumento incontornável para a contínua reabilitação urbana e consequente regeneração económica e social da zona.