M-ITI arrecada um milhão de euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia

Na sequência da candidatura ao concurso de Projetos I&D em todos os domínios científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de 2017, o M-ITI foi bem sucedido tendo arrecadado um valor global de sensivelmente 1 milhão de euros, dos cerca de 375 milhões de euros disponíveis, valor o qual se encontra distribuído pelos cinco projetos aprovados a serem executados nos próximos três anos.

Segundo uma nota de imprensa, quando comparado com o último concurso em 2014, o financiamento havia sido três vezes inferior ao montante global de 2017. Neste concurso houveram 4593 candidaturas submetidas, sendo que 3304 candidaturas foram consideradas elegíveis e das quais apenas 1618 projetos das várias áreas do conhecimento receberão financiamento.

Os cinco projetos aprovados são de diversas áreas, tais como o turismo, educação, energia e medicina.

Um dos projetos, denominado Largescale, cujo responsável é o Professor Nuno Nunes em colaboração com o Doutor Marko Radeta, irá investigar a mobilidade e aderência dos turistas
e dos locais propondo a criação de Dispositivos de Realidade Aumentada Baseada na Localização, os quais serão usados para a exploração da cultura, artesanato e pontos de interesse.

Já o projeto Redema, proposto pelo Professor James Auger e o Professor Julian Hanna, irá aproveitar o contexto único fornecido pela ilha da Madeira, utilizando uma abordagem de design especulativo para explorar novos cenários de infraestruturas e interações energéticas com o objetivo de ultrapassar as conhecidas limitações das iniciativas de redes inteligentes.

Na área da medicina, foram dois os projetos de neuroreabilitação aprovados. O Professor Sergi Bermúdez iBadia e a Professora Mónica Cameirão, com o projeto NeuroaugVR, pretendem desenvolver um sistema de reabilitação novo e mais inclusivo com o uso de novas TIC, a fim de superar as atuais limitações dos pacientes que sofreram de AVC. E, o Professor Eduardo Fermé, propõe-se a aperfeiçoar a ferramenta web de reabilitação gratuita para pacientes de AVC (Task Generator) através de dois módulos de inteligência artificial (revisão de crenças e aprendizagem), gamificação e capacidades de monitorização remota, para que os Profissionais de Saúde possam fornecer uma terapia de reabilitação cognitiva personalizada em casa do paciente, no âmbito do projeto BRaNT.

Por último, o projeto Field Guide (Guia de Campo) visa estabelecer uma melhoria nos níveis de literacia científica da conservação e ambiental, entre crianças e jovens residentes no arquipélago dos Açores, região de Portugal com um dos mais baixos índices escolares, o qual está a cargo da Doutora Sónia Matos e Professora Simone Ashby.

O resumo dos resultados encontra-se disponível em: https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/2017/docs/resumo_02_SAICT_2017.pdf

A lista de candidaturas propostas para financiamento no âmbito do concurso pode ser consultada através do link: https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/2017/docs/listagem_projetos_recomendados_fina
nciamento_02_SAICT_2017.xlsx