PSD satisfeito com bolsas universitárias para o Funchal, mas lamenta que o apoio seja inferior ao prometido

O PSD congratulou-se hoje com a atribuição pela Câmara Municipal do Funchal (CMF) de bolsas de estudos aos alunos do ensino superior residentes no concelho.

A vereação social-democrata não deixou, porém, de notar que o apoio agora aprovado com os votos favoráveis do PSD em Reunião de Câmara, é “muito menor do que aquele que foi prometido” por Paulo Cafôfo durante a campanha eleitoral de 2017.

“A promessa que Paulo Cafôfo fez, de que iria pagar o valor total das propinas aos alunos do concelho do Funchal, não se verificou”, disse a vereadora social-democrata, Joana Silva, aos jornalistas, acrescentando que além do valor ser substancialmente menor do que o anunciado, só será aplicado no próximo ano lectivo.

Lembrando que a atribuição de bolsas de estudo constava do programa eleitoral do PSD, Joana Silva sublinhou que o PSD quer uma juventude “preparada e capacitada” para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

“Para isso é preciso que tenha condições para continuar os estudos a nível superior, e aí a Câmara Municipal tem um papel importante a desempenhar”, realçou.

 “Sabemos a sobrecarga que isso [estudos universitários] representa nos orçamentos familiares, pelo que achamos importante que a autarquia contribua de forma a diminuir os encargos que as famílias têm com o acesso ao ensino superior.”

Rubina Leal, por seu turno, lamentou a ausência do presidente da autarquia na Reunião de Câmara Pública, onde estiveram presentes 21 pessoas que querem ver os seus problemas resolvidos. “Mais uma vez o senhor presidente de Câmara não esteve presente numa reunião pública para ouvir os munícipes e ajudar nas soluções das suas dificuldades.”