Observatório Oceânico da Madeira e Porto Santo Line renovam amanhã protocolo de cooperação

O OOM – Observatório Oceânico da Madeira (unidade de investigação da ARDITI-Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) e a Porto Santo Line assinam amanhã, pelas 12h30, a bordo do navio “Lobo Marinho”, um
protocolo que renova a colaboração entre as duas instituições. Estarão presentes, para o efeito os representantes da Porto Santo Line, do OOM e da ARDITI.
Este acordo de cooperação, que já se encontra em curso há dois anos e que será agora renovado, permite a presença de investigadores a bordo do navio “Lobo Marinho” para observação e registo de cetáceos. A colaboração surgiu no âmbito do Projecto CETUS-Madeira, um programa de monitorização que visa obter dados de ocorrência de cetáceos, no percurso entre a Madeira e o Porto Santo, utilizando o ferry “Lobo Marinho” como plataforma de oportunidade.
Para estas tarefas científicas, o OOM recruta estudantes, estagiários e voluntários de vários países.
Este acordo com a Porto Santo Line já permitiu o registo de, aproximadamente, 700 avistamentos de 10 espécies de cetáceos, num total de cerca de 30 000 Km percorridos.

O Projecto Cetus-Madeira tem também uma componente de educação ambiental, permitindo aos investigadores do OOM dinamizarem palestras, actividades de Verão e acções de formação na ilha do Porto Santo, em coordenação com as escolas e o Município.