Papa nomeia padre madeirense arcebispo e Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé

tolentino2
O padre Tolentino Mendonça, doutorado em Teologia Bíblica, foi condecorado por Cavaco Silva com o grau de Comendador da Ordem de Santiago da Espada.
PapaFranciscoTolentinoMendonca
Papa Francisco nomeia padre madeirense.

O padre Tolentino de Mendonça, natural da Madeira, foi nomeado arcebispo e Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé. A nomeação do Papa Francisco foi hoje dada a conhecer, de acordo com uma informação publicada pela Ecclesia e JN.

O padre madeirense, também poeta, desempenhava, até agora, as funções de vice-reitor na Universidade Católica. Foi o responsável pelo retiro espiritual da Quaresma do Papa e da Cúria Romana, em fevereiro.

Estas funções, expressas na nomeação do Papa, serão desempenhadas pela primeira vez por um português, representando uma confiança pessoal e institucional por parte de Sua Santidade.

O novo arcebispo Tolentino Mendonça tem tomada de posse marcada para o dia 1 de setembro, substituiu no cargo o arcebispo Jean-Louis Bruguès.

Tolentino Mendonça tem 52 anos de idade deu início ao estudo da Teologia em 1982. Foi ordenado padre em Julho de 1990 e terminou o mestrado em Ciências Bíblicas em Roma. Regressou a Portugal onde foi capelão da Universidade Católica, lecionou as disciplinas de Hebraico e Cristianismo e Cultura. Doutorou-se em Teologia Bíblica, tornando-se professor auxiliar.