CDU na Praia do Vigário em defesa do Litoral

Foto DR.

A CDU esteve ontem na praia do Vigário, em Câmara de Lobos, a denunciar mais um investimento público que foi fustigado pelo mar por falta de planos e avaliação de impactos.

O dirigente comunista Alexandre Fernandes, declarou:

“A Madeira assistiu ao longo das últimas quatro décadas aquilo que é possível afirmar como um verdadeiro assalto às áreas de domínio público marítimo.

São incontáveis os milhões de euros “derramados” no litoral com especial incidência na vertente sul da ilha, a pretexto de um suposto desenvolvimento estrutural urgente e extremamente necessário segundo os governantes.

Ficou provado após as intempéries que assolaram a região no inverno e início da primavera, com particular incidência no litoral sul da ilha, que os investimentos em infraestruturas públicas, têm que ser feitos de forma pensada e com rigor científico. Não podem nem devem ser feitos conforme as conveniências e interesses de grupos económicos.

O litoral desta pequena cidade piscatória de Câmara de Lobos, não escapou às várias tempestades que surgiram no Atlântico. O mar fustigou e destruiu estruturas artificiais que foram construídas sem um plano e sem avaliação dos impactos. Uma área de lazer composta por solário, campo de vólei, balneários e passeio pedonal, ficou reduzida a blocos de cimento. O cais da cidade e que dá apoio à actividade piscatória ficou severamente danificado. Mais uma vez, o Governo Regional promete milhões de euros para reparar e repor estas estruturas.

Apesar dos avisos da natureza, os erros irão persistir.

Não é possível insistir em construir no litoral sem plano, sem avaliação dos impactos e permitir uma construção desordenada, mas depois lamentando quando acontecem situações como as sucedidas recentemente.

Não se pode continuar a derramar dinheiro publico em infraestruturas e equipamentos no litoral para depois o mar levar tudo.

Os recursos financeiros são escassos para que os governantes e os grupos de pressão que parasitam à volta do poder regional esbanjem desta forma criminosa e usurpem o litoral a seu belo prazer.”