PTP apresenta proposta de audição parlamentar sobre falta de operacionalidade no porto do Caniçal

O PTP veio hoje dar a conhecer uma proposta de audição parlamentar ao vice-presidente do GR, Pedro Calado, à presidente do Conselho de Administração da APRAM, Lígia Correia, e aos responsáveis da OPM – Sociedade de Operações Portuárias da Madeira.  sobre uma alegada falta de operacionalidade da descarga de mercadorias no Porto do Caniçal.

Assegura o PTP que equipamentos avariados “têm gerado o caos” no porto do Caniçal, com “atrasos constantes na descarga de mercadorias”. Os empresários e transitários queixam-se da falta de operacionalidade, relatam que os atrasos são uma constante e que o problema já se arrasta há meses, narram os trabalhistas.

Dos equipamentos existentes detidos pela sociedade de Operações Portuárias da Madeira (OPM), existe um total de três máquinas de movimentação vertical, mas apenas uma está a funcionar, sendo que das cinco máquinas de movimentação horizontal duas estão avariadas, diz o partido. Neste momento, a OPM, tem a funcionar apenas uma grua que também já apresenta sinais de desgaste e três empilhadoras, o que é “manifestamente insuficiente” para o volume de carga existente. A descarga vem sendo feita com as gruas dos próprios navios, o que torna o processo moroso,” sobrecarrega os estivadores e põe em causa os horários dos camiões e a prosseguir assim a rotação dos próprios navios. O congestionamento de camiões à entrada do porto tem sido frequente, tendo as empresas de distribuição e camionagem sido sujeitas a um controlo do fluxo de entradas na infraestrutura”.

O PTP diz que a APRAM já avisou a OPM,  mas que as máquinas avariadas não foram reparadas e esta semana voltou a avariar mais uma grua, agravando a situação, que motivou já a apresentação de um voto de protesto dos trabalhistas no parlamento regional.