Orquestra Académica dá concerto comentado na igreja matriz do Porto da Cruz

A Igreja Matriz do Porto da Cruz vai acolher amanhã, pelas 21h00, o 5.º concerto do ciclo de Concertos Comentados da Orquestra Académica do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, sob a direcção do maestro Francisco Loreto.
O programa escolhido para este concerto inclui a 2.ª Suite da ópera «Carmen» de G. Bizet, o poema sinfónico «Finlândia» de J. Sibelius, o bailado «Pássaro de Fogo» de I. Stravinsky, o «Adágio em sol menor» de Albinoni, uma ária da Ópera «La Boehme» de G. Puccini (cantado pela soprano Tatiana Agrela) e a finalizar a conhecida «Marcha n.º 1 Pompa e Circunstância» de E. Elgar, refere uma nota de imprensa.

Nos comentários ao concerto, o maestro Francisco Loreto explicará as especificidades de cada uma destas obras, que assim ajudarão o público, durante a respectiva audição, a uma melhor compreensão destas peças s musicais.

Esta é uma oportunidade para a população da freguesia do Porto Cruz e demais população do município de Machico, conhecer em pormenor a formação de uma Orquestra Sinfónica, e também de aprender a apreciar a beleza da música clássica, desta feita interpretada pelos jovens e talentosos alunos da Orquestra Académica.

Segundo o maestro Francisco Loreto, “toda a orquestra estará muito motivada a proporcionar este concerto para que o público presente dê, no fim, por bem empregue o seu tempo e fique também cativado a participar, com mais frequência, neste tipo de espectáculos culturais”.4

O evento resulta duma co-produção entre o Conservatório e a Associação Machico XXI, contando com os apoios da paróquia da Nossa Senhora da Guadalupe e da Casa do Povo do Porto da Cruz. A entrada é livre.