Graça Alves faz palestra sobre o padre Laurindo no dia 21, na Quinta das Rosas

Na próxima quinta-feira, dia 21, pelas 18h00, realizar-se- a conferência ´”Desde a Rua ao Coração”, uma abordagem à vida e obra do padre Laurindo Leal Pestana, numa palestra a cargo da escritora Graça Alves, e que terá lugar no Auditório Mary Jane Wilson, na Quinta das Rosas.

Segundo a informação facultada ao Funchal Notícias, pretende-se, deste modo, prestar homenagem ao padre Laurindo Leal Pestana, um sacerdote que, durante a primeira metade do século XX, recolheu das ruas da cidade rapazes e raparigas carenciadas, a quem alimentava e dava um tecto. Em 1918, veio a fundar a Escola da Mocidade, mais tarde conhecida como Patronato de Nossa Senhora das Dores.

O padre Laurindo, então pároco da Igreja do Socorro, conhecendo o carisma da Irmã Wilson, fundadora da congregação das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, em 1925 viria a confiar as raparigas pobres e órfãs a estas Irmãs.
A mesma instituição, desde 2010 sob a designação de “Fundação Patronato São Filipe”, tem por missão o acolhimento, educação e formação de crianças e jovens com necessidade de protecção familiar, “promovendo nelas o sentido da dignidade humana, assim como os valores culturais, religiosos e morais”, refere um comunicado.

Assim, com a iniciativa desta conferência por ocasião da passagem do primeiro centenário da sua fundação, o Patronato pretende homenagear o seu Fundador.

Entretanto, por ocasião do encerramento do ano lectivo, no dia 28 de Junho, será depositada uma coroa de flores no busto do padre Laurindo, no adro da igreja do Socorro, pelas crianças e jovens residentes naquela instituição.