CDU denuncia “atentado paisagístico” na Ribeira da Metade, no Faial

A CDU realizou hoje, junto à Ribeira da Metade, na freguesia do Faial, concelho de Santana, uma iniciativa política para denunciar “mais um atentado paisagístico e ambiental na nossa Região com o consentimento do Governo Regional e da Câmara Municipal de Santana”.
Dizem os comunistas que os negócios das pedreiras e britadeiras e a extracção de inertes, em particular na Ribeira da Metade, abafam todos os deveres da governação quanto àquela que deveria ser a obrigatória defesa dos valores ecologistas no desenvolvimento local e regional.
Esta situação torna-se mais grave pois acontece em plena Reserva da Biosfera, queixam-se ainda.

“O concelho de Santana”, refere a CDU, “foi reconhecido como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO a 29 de Junho de 2011. Este programa tem como finalidade a conservação do património natural e o desenvolvimento das sociedades, aliado sempre à sustentabilidade. A manutenção de pedreiras e britadeiras no leito da Ribeira da Metade, não só colide com os princípios inerentes a uma Reserva Mundial da Biosfera, mas também representam um grave atentado ambiental e paisagístico”, sentencia.

Por outro lado, aponta a coligação entre PCP e os “Verdes”, é também do conhecimento público que recentemente se intensificou na ribeira a extracção de inertes, inclusive em propriedades privadas sem o conhecimento nem o consentimento dos proprietários.

O Governo Regional e a autarquia local, acusa a CDU, “continuam subjugados aos lobbys da construção civil, pondo em causa a maior riqueza da nossa Região que é o património ambiental e paisagístico”.