CDU denuncia degradação dos serviços da CGD no Caniço

A CDU foi hoje ao Caniço para denunciar a degradação dos serviços prestados pela Caixa Geral de Depósitos e a intenção do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos em encerrar o balcão daquela freguesia. O dirigente comunista, Ricardo Lume, considerou na oportunidade que “a degradação dos serviços prestados pela Caixa Geral de Depósitos e o encerramento de balcões reforça a ideia de que não basta que esta instituição bancária esteja na esfera pública, é necessário que a sua gestão salvaguarde em primeiro lugar os interesses do povo e do país, deixando de comportar-se como uma empresa privada”.

No processo de redimensionamento da Caixa Geral de Depósitos, refere a CDU, têm sido encerrados diversos balcões desta instituição na Região. Este processo chegou a encerrar todos os balcões no Concelho do Porto Moniz, contrariamente ao que foi assumido por parte desta instituição pública e por parte do Governo da República, que assumiu que a Caixa teria balcões abertos em todos os concelhos.

“Prevê-se agora o encerramento do balcão da cidade do Caniço, no concelho de Santa Cruz, na Madeira, ficando este concelho reduzido a uma única agência para uma população em torno de 43 mil pessoas. O balcão do Caniço, em particular, servia mais de metade da população deste Concelho, dado que nesta freguesia vive mais de 50% da população Ssntacruzense, diz a coligação.

Ao que tudo indica, afirmou Ricardo Lume, a administração da Caixa Geral de Depósitos vai anunciar até finais de Setembro o encerramento de mais 12 balcões nas Regiões Autónomas. Uma realidade que terá impacto. “Estranhamos a inércia do Governo Regional, e no caso concreto do Caniço, da Câmara Municipal de Santa Cruz, na defesa dos interesses das populações”, comentou.

“O encerramento de balcões, extinção de postos de trabalho e consequente degradação do serviço prestado às populações, tem de ser revertido”, defende a CDU.