Editora Académica da Madeira resgata aos anos 20 a obra “A Comédia da Vida”

A editora Académica da Madeira foi aos anos 20 do século passado resgatar a obra “Os que se divertem (A comédia da vida)” da ilustre desconhecida Luzia.

A coleção ilustres (Des)Conhecidos publicada sob a chancela da Imprensa Académica, pretende recordar ou apresentar autores e obras literárias que foram publicados no passado, mas que, temporal ou espacialmente distantes do público, devem compor o corpus literário madeirense, conhecido e acessível, para afirmação e edificação contínua da nossa Cultura e Arte.

No caso da “Comédia da vVida” foi pela primeira vez publicado em 1920, causando agitação no mundo das letras portuguesas.

Numa época em que as mulheres apenas se atreviam a escrever sobre pedagogia, Luzia lança
esta obra que se assume como singular pelo seu carácter inovador e mordaz. Nada escapa ao seu olhar acutilante, dos políticos à moda, dos hábitos culturais à alta sociedade, todos são alvo da sua ironia, destacando-se, acima de tudo, a crítica feroz a uma sociedade que rejeita, mas à qual pertence.

O sucesso estrondoso da obra foi, também, atestado pelas suas reedições posteriores.

“Chegou finalmente o momento de a resgatar do esquecimento, e de trazê-la de novo ao público, nesta edição anotada e comentada, que porá certamente um sorriso travesso em quem a ler, constatando que o que é retratado no livro continua tão atual como em 1920”, revela a editora.