Plano de combate a incêndios entra em funcionamento esta sexta-feira

helicopetro 00
O meio aéreo disponibilizado na Região integra o Plano Operacional de Combate a Incêndios.

Miguel Albuquerque acompanha, amanhã, 15 de junho, pelas 11 horas, a entrada em funcionamento do Plano Operacional de Combate a Incêndios 2018. A deslocação do presidente do Governo ao Serviço Regional de Proteção Civil visa tomar conhecimento da estratégia no terreno, englobando pela primeira vez a operação de um meio aéreo.

 

Uma nota da presidência do Governo lembra que o Plano irá vigorar entre os dias 15 de junho e 15 de outubro, “podendo este período ser prolongado, em função das condições climáticas. Implementado pela primeira vez em 2015, este plano assenta na constituição de um dispositivo especial de patrulhamento, vigilância, deteção e combate a incêndios, que garante em permanência uma resposta operacional rápida e adequada a fogos em fase inicial, impedindo assim a sua propagação.

Neste ano, refere a mesma nota, “serão introduzidas alterações que visam melhorias da resposta do dispositivo terrestre e maximização do comando, controlo e comunicações. Desta forma, o Centro Integrado de Comunicações do CROS passará a ter na sua constituição um elemento dos quadros de Comando dos Corpos de Bombeiros da RAM, que garantirá a monitorização e coordenação do dispositivo do POCIF 2018, bem como a coordenação do Ataque Inicial.

A grande novidade é a introdução, no dispositivo do POCIF 2018, de um Helicóptero de Ataque Inicial (HEATI) com a respetiva equipa helitransportada, que ficará sedeado nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM.