Nós, Cidadãos! quer substituir as balanças do Mercado dos Lavradores por modelos electrónicos

O partido “Nós, Cidadãos” quer que novas balanças sejam adquiridas para o Mercado dos Lavradores, considerando que tal medida configuraria uma intervenção necessária por parte da Câmara Municipal do Funchal. Diz o partido serem vários os utentes do Mercado que se queixam e solicitam novos e modernos instrumentos de precisão electrónicos (vulgares “balanças”) para que o preço dos produtos que pagam nas suas transacções comerciais corresponda efectivamente ao peso real dos produtos adquiridos, sobretudo no
que diz à área da peixaria do Mercado.

Desde algumas pequenas miligramas a uma unidade de peso superior, estas podem fazer ‘toda’ a diferença, e cidadão (que é consumidor), gosta de ver o peso dos produtos fielmente reproduzido naquilo que paga para não sair prejudicado”, asseveram os responsáveis do “Nós, Cidadãos”, num comunicado. “Assim, para defender o consumidor e a boa imagem do Mercado dos Lavradores, o partido NÓS, Cidadãos! vem por este meio requerer à Câmara Municipal do Funchal, a aquisição (e substituição) dos velhos instrumentos de mediação (isto é, balanças ou também apelidados de equipamentos de pesagem), onde se incluem as já inutilizadas – e muitas vezes inacessíveis – balanças que servem o público para aferição de peso, por novos instrumentos de pesagem de precisão de funcionamento automático e de fácil manejo para os clientes que visitam e adquirem produtos no Mercado”.

Uma medida que deve, no seu entender, ser associada a acções de sensibilização e fiscalização, para tornar as transacções comerciais mais justas e eficazes.

De acordo com o Instituto Português da Qualidade (IPQ), o cumprimento da legislação que regula a aplicação no mercado de pesos e medidas visa garantir a protecção do consumidor, saúde pública, o ambiente e segurança, mas pretende também ainda credibilizar os agentes económicos e as transacções comerciais que se baseiam em medições.