Representante da República lembra diáspora madeirense no Dia de Portugal

Fotos Rui Marote.

O Representante da República, Ireneu Barreto lembrou hoje os emigrantes madeirenses espalhados pelo mundo.

No Dia de Portugal, na cerimónia de condecorações no Palácio de São Lourenço e na homenagem aos emigrantes, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Ireneu Barreto destacou, particularmente, a Venezuela.

“No momento em que alguns destinos tradicionais dos nossos emigrantes passam por graves dificuldades internas, e não posso aqui deixar de referir com apreensão a nossa diáspora na Venezuela, temos de lhes dizer que estamos com eles”, disse.

“Por imperativo de consciência, deve ser desígnio nacional estarmos integralmente com eles neste momento difícil, como estivemos com eles em tempos mais felizes. E vamos dar o nosso melhor para receber aqueles que tiveram de regressar, bem como os que, no futuro, decidirem voltar. Vamos recebê-los não só por gratidão, não só porque é nosso dever fraterno, mas, sobretudo, porque os nossos emigrantes, com a sua visão do mundo, com a sua ética de trabalho, com o seu apego sempre renovado aos valores da portugalidade, constituem uma parte essencial de nós”, acrescentou.

Recorde-se que foram condecorados, a empresária Muriel Ribeiro, o desportista João Rodrigues e os Xarabanda.

“Aquilo que cada um dos homenageados conseguiu na sua carreira, e que não é necessário aqui relembrar, simboliza as melhores virtudes dos madeirenses enquanto portugueses”, disse Ireneu Barreto.

Na cerimónia, foi lido o texto vencedor do concurso sobre o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades, promovido pelo Representante da República junto das escolas da Região, e conquistado por um aluno da Escola Secundária Jaime Moniz.