PS-M debate Saúde e lembra que problemas continuam três secretários depois

Comissão política PS
Os Estados Gerais do PS-M debatem sábado o estado da Saúde na Região.

Os Estados Gerais do PS constituem uma iniciativa que debate, sábado, 9 de junho, a Economia e a Saúde. A Comissão Política do PS-Madeira esteve reunida, hoje, com o objetivo de preparar a abordagem dos temas, destacando a presença dos ministros das respetivas pastas em discussão, bem como a presidente da Ordem dos Médicos.

O secretário geral socialista aproveitou a ocasião para focar, «com grande infelicidade, aquela que é a situação que vivemos hoje ao nível da saúde na Região», apontando o facto de, «depois de três secretários regionais da Saúde ao longo deste mandato, os problemas continuarem a perpetuar-se ao nível do nosso Sistema Regional de Saúde».

João Pedro Vieira lembrou as notícias veiculadas esta semana a dar conta que existe falta de especialistas na Região, nomeadamente na área da anestesiologia, bem como a notícia de hoje que revela que a Madeira terá para o próximo ano menos médicos internos. «Termos menos médicos internos é sinal de que não temos neste momento condições para recebermos estes jovens médicos que deveriam ser formados por especialistas que, também eles, faltam no Sistema Regional de Saúde», afirmou.

Para o PS-M «um Sistema Regional de Saúde sem recursos humanos, nomeadamente com falta de médicos internos e com falta de médicos especialistas, é um Sistema Regional de Saúde que está claramente aquém daquele que os madeirenses precisam para verem satisfeitas as suas necessidades na área da Saúde».