Vesko Eschkenazy toca Mendelssohn em concerto da OCM no dia 2 de Junho

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) apresenta no próximo dia 2 de Junho, sábado, às 18 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, um concerto de destaque na sua temporada, apresentando obras maiores do repertório sinfónico de Schumann e Mendelssohn. De Robert Schumann, será apresentada a sua segunda sinfonia, estreada em 1846 com o também compositor Felix Mendelssohn a dirigir. Por outro lado, e de Mendelssohn, será apresentado o concerto para violino e orquestra, “um dos mais apaixonantes da literatura para este instrumento solo e orquestra sinfónica”, salienta Norberto Gomes, director artístico da OCM.

A Orquestra Clássica da Madeira dá conta da “honra e privilégio” de contar neste concerto com o solista Vesko Eschkenazy, concertino da Royal Concertgebouw Orchestra, de Amesterdão que se faz acompanhar de um precioso violino italiano, do aclamado construtor Guarneri del Gesù de 1738. “Eschkenazy, laureado de diversas competições internacionais, apresenta-se a solo com as mais prestigiadas orquestras em todo o mundo. Nas últimas duas décadas, partilhou o palco com os mais conceituados solistas e maestros da actualidade”, refere Norberto Gomes, que salienta o “momento único da nossa temporada, que será dirigido pelo maestro norueguês Vegard Nilsen que faz a sua estreia à frente da nossa orquestra”.

Maestro Convidado Vegard Nilsen 

O maestro norueguês Vegard Nilsen nasceu em Gjøvik – Noruega em 1966.

Em Maio de 2013, Vegard estreou-se enquanto maestro com a Gjøvik Orquestra Sinfónica, por numa substituição de última hora.

Além de ser novamente convidado levo-o a vários compromissos na Noruega e na Bélgica, com a Orquestra Sinfónica de Gjøvik, Orquestra de Câmara de Oslo, Sinfonietta Innlandet na Noruega e Metamorphoses Chamber Orchestra, na Bélgica. As suas apresentações de outubro de 2014, com Carmina Burana em Gjøvik, foi muito aclamada.

Além de um vasto conhecimento do repertório padrão, Vegard especializou-se no repertório nórdico sinfónico, incluindo as composições completas orquestrais de Sibelius, Carl Nielsen, Grieg e Gade.

Vegard fez uma estreia bem sucedida como maestro de ópera, em janeiro de 2016 com sua própria companhia de ópera “Opera Opus”. Através da sua empresa OPUS, está a reunir grupos de músicos em vários países europeus e será um dos parceiros em dois projetos europeus, o European Music Trails em Leipzig e o MUSI´CASE em Plovdiv na Bulgária.

Em Agosto de 2017, Vegard obteve um grande sucesso dirigindo Turandot no Festival Puccini em Torre del Lago, e Il Barbiere di Seviglia com a sua própria Opera Opus e a Sinfonietta Innlandet na Noruega.

Planos futuros incluem projetos de ópera na Estónia, Suécia, Sérvia e projectos sinfónicos com a Orquestra Clássica da Madeira (Portugal) e a Orquestra Filarmónica da Malásia, bem como uma tournée à China.

Iniciou-se como violinista onde estudou com o prof. Arve Tellefsen na Norwegian State Academy of Music e com Viktor Liberman e Lex Korff de Gidtsat, no Conservatório de Utrecht, onde se formou cum laude.

Entre 1995 e 2013 foi professor de violino e música de câmara no Royal Flemish Conservatory of Music em Antuérpia, na Bélgica.

Enquanto pedagogo efectuou master classes na Noruega, Bélgica, Holanda, Alemanha, Roménia, Bulgária e Espanha. Músico de câmara apaixonado, construiu uma reputação internacional como violinista do Atlantic Trio e com a Metamorphoses String Ensemble.

É organizador do Gjøvik Chamber Music Festival, e as suas masterclasses na Holanda, Bélgica, Alemanha, Roménia e França têm sido amplamente reconhecidas.

Vesko Eschkenazy, solista convidado

Vesko Eschkenazy é concertino da Royal Concertgebouw Orchestra desde janeiro de 2000, tendo ocupado a mesma posição com a Netherlands Chamber Orchestra e a Netherlands Philharmonic Orchestra.

Vesko Eschkenazy estudou no Conservatório Nacional em Sófia e com Yfrah Neaman na Escola de Música e Teatro de Guildhall em Londres. Entre os seus prémios destacam-se os do Wieniawski Competition na Polónia (1985) e o Carl Flesch Competition em Londres (1988).

Em 2010, foi eleito o “Músico do Ano” na Bulgária. Na abertura da temporada 2010/11, realizou um concerto ao ar livre na sua cidade natal, Sofia, com a Orquestra Filarmónica de Sofia para uma audiência massiva.

Atuou como solista com a Orquestra Filarmónica Real e a Orquestra Filarmónica de Londres sob a direcção de maestros como Yuri Bashmet, Colin Davis, Carlo Maria Giulini, Kurt Masur, Seiji Ozawa e Mstislav Rostropovich. Desde setembro de 2005, Eschkenazy é membro do Osiris Trio.

Apresentou-se enquanto solista com a Royal Concertgebouw Orchestra diversas vezes, desde a sua estreia com esta orquestra em 2000. Em junho de 2014, o concertino dirigiu a sua própria orquestra a partir da sua estante nas Quatro Estações de Vivaldi, tendo repetido a experiência em 2016, com o concerto para violino de Bach em lá menor, BWV 1041.

Vesko Eschkenazy toca num violino ex-Adam, ex-Wurlitzer Guarneri del Gesù de 1738, recebido por empréstimo.