Concurso escolar GEA Terra Mãe sensibiliza para o património geológico

A 3.ª edição do Concurso Escolar GEA Terra Mãe teve como mote “A Diversidade da Paisagem: A Geodiversidade na Paisagem da Região”. Trata-se de um programa orientado para a vertente geológica do património natural. Como sublinhou a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, esta é uma maneira divertida de aprender e sensibilizar para o valor e preservação da geodiversidade e do património geológico”.

Susana Prada destacou ainda o interesse crescente que este projecto tem tido junto das escolas, dos professores e dos alunos. “Passámos de 450 projectos na 1.ª edição para 1100 projectos em 2018”.

O Concurso GEA Terra Mãe tem os objectivos de sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências; de promover comportamentos e atitudes sustentáveis em relação aos recursos geológicos; de conhecer a geodiversidade local em articulação com os conteúdos programáticos e de desenvolver ideias e projectos práticos que promovam a valorização do património geológico local (onde vivem ou estudam).

Na RAM, a riqueza da geodiversidade origina uma multiplicidade de paisagens que importa conhecer, valorizar e preservar, sejam elas naturais ou resultado da combinação com a actividade humana, segundo diz um comunicado de imprensa. Todavia, a sua interpretação e compreensão implica a identificação das diferentes estruturas que sustentam a dinâmica natural, mas simultaneamente o entendimento das formas e acções antrópicas presentes, uma vez que a paisagem é o resultado da sua interacção.

A observação, análise e caracterização da paisagem constituem importantes contributos para a compreensão e valorização da geodiversidade e para a consciencialização dos impactos da acção humana sobre este bem público que importa preservar, num quadro de desenvolvimento sustentável e consciência cívica.