Concerto da OCM na Assembleia integrado no “Ciclo os Concertos para Violoncelo”

A ANSA/Orquestra Clássica da Madeira promove um concerto no dia 19 de maio, pelas 18h00, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, integrado no âmbito de “Os Concertos para Violoncelo”. Referindo-se ao reportório deste concerto, o diretor artístico da OCM, Norberto Gomes elucida, em nota à comunicação social:

“Concerto nº 1 de Schostakovich, obra maior da criação deste compositor soviético, considerado um dos grandes vultos da literatura musical do Séc.XX Concerto de violoncelo que nos chega pelas mãos da premiada violoncelista francesa de ascendência arménia Astrig Siranossian, com direção de Nuno Coelho, jovem maestro também premiado que com este concerto tem a sua estreia com a nossa Orquestra.

Na segunda parte deste concerto, Nuno Coelho dirige a segunda sinfonia de Beethoven presenteando o público com uma das mais enérgicas e entusiasmantes sinfonias do génio alemão.

Porque delineamos uma proposta artística atenta, ambiciosa e ponderada, com uma conceção musical integrada e integrante, temos para este concerto uma estreia em primeira audição absoluta. É com “Sketches, Figures and Landskapes” de Jorge Maggiore, em estreia, que introduzimos a obra deste compositor madeirense no repertório da Orquestra Clássica da Madeira.

Para este concerto, a imagem selecionada pelo Artista Associado da Temporada, o designer Filipe Gomes, temos uma impressionante fotografia das Piscinas Naturais do Porto Moniz. O encanto da natureza, ligeiramente alterada pelas mãos do homem, associada às grandes obras da literatura musical que são património imaterial da humanidade”.