Forças Armadas na Região querem ser “credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade”

juramento de bandeira
As Forças Armadas querem melhorar a imagem para o exterior.

Faz parte de uma nova estratégia de divulgação da imagem das Forças Armadas “credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade”. O núcleo alvo é o público jovem, mas a sociedade em geral também consta dos objetivos daquilo que as FA denominam de “Linha de Ação” expressa na recente diretiva do Estado Maior-General das Forças Armadas para o período 2018/2021.

A apresentação deste chamado programa de divulgação das Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira (RAM). vai realizar-se esta sexta-feira, 18 de maio, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, pelas 10h30.

O programa de Divulgação das Forças Armadas na RAM está estruturado 3 grandes iniciativas, como refere uma nota a esse propósito enviada pelas estrutura militar, referindo a “Cidadania e Forças Armadas – Promover nos jovens em idade escolar (ensino básico e secundário) o exercício de uma cidadania ativa e responsável e melhorar a imagem das Forças Armada; Alista-te por um dia – Melhorar a imagem das Forças Armadas junto dos jovens promovendo os valores militares; Portugal e Forças Armadas – Organizar conferências destinadas a alunos universitários, ministradas por figuras de relevo que tenham servido ou sirvam nas Forças Armadas, abordando as experiências pessoais durante o serviço prestado e o seu contributo para o seu percurso profissional atual”.

Segundo a mesma informação, estarão, nesta apresentação, o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto e representantes da Assembleia Legislativa da Região e do Governo Regional, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, e S. Exa. e o Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira, Major-General Carlos Cardoso Perestrelo”.

A par da apresentação do Programa de Divulgação das Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira, será apresentando o projeto do Livro “600 Anos, Presença Militar na Madeira”, desafio lançado a Rui Carita. Este projeto insere-se nas iniciativas que decorrerão até 2020, no âmbito das Comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira (1419) e do Porto Santo (1418).