Derrocada de muro poderia ter sido evitada, Câmara do Funchal recebeu queixas dos moradores, denuncia a CDU

Funchal Câmara A
A Câmara na mira da CDU por causa da queda de um muro na Levada do Pico do Cardo de Dentro.

A CDU emitiu hoje um comunicado onde refere que “já há alguns anos que a CDU tem vindo a alertar para o risco eminente de derrocada do muro situado na Levada do Pico de Cardo de Dentro. Infelizmente, a situação que agora ocorreu, poderia ter sido evitada pela Câmara Municipal do Funchal, se esta tivesse cumprido de forma contundente o seu papel fiscalizador”.

Os comunistas lembram que no início deste ano “os moradores deste Sítio confrontaram novamente a Autarquia para o risco iminente de derrocada e para a falta de segurança que os que utilizam diariamente sentem no percurso na Levada. A resposta enviada pela Câmara não foi a desejada pelos moradores. A Autarquia enviou a sua resposta acompanhada de um ofício enviado pela empresa Tecnovia, que tem um parque de viaturas sobre o muro, no qual pode ler-se …” constata-se que a evolução das deformações no muro são praticamente desprezíveis, sugerindo que a estrutura em causa se encontra estável, não havendo por isso motivos que justifiquem uma intervenção no imediato”.
Estas afirmações, diz a CDU, “são lamentáveis e repudiáveis, porque a competência fiscalizadora da autarquia deveria ter sido exercida de outra forma. É de lamentar que quando os munícipes alertam, ou neste caso como a CDU que já há muitos anos alertam para este perigo, não sejam levadas em linha de conta e sejam relativizadas. Deve ser exigido o apuramento de responsabilidades para que situações como estas não voltem acontecer”.