Limpeza de sensibilização no Calhau da Serra de Dentro, Porto Santo

Porto sanrto limpeza
O presidente da Câmara esteve presente na iniciativa de limpeza do Calhau da Serra de Dentro.

No passado sábado, no Porto Santo, dez voluntários “deitaram mãos à obra e em menos de uma hora retiraram uma grande quantidade de resíduos do Calhau da Serra de Dentro, local onde, preferencialmente as correntes acumulam lixo marinho”. A informação foi hoje transmitida pela Câmara Municipal.

Esta atividade proporcionou ainda a identificação dos 10 tipos de lixo marinho mais frequentes na praia, bem como as suas origens, de acordo com o desafio lançado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no âmbito da atividade “Os Suspeitos do Costume”.

Após termos identificado o Top 10, conseguimos apurar que a origem destes resíduos reside em duas categorias principais: Turismo e Atividades Recreativas e ainda a Pesca e Aquacultura. A uma grande parte dos resíduos recolhidos, até pela sua reduzida dimensão, não se consegue atribuir uma fonte conclusiva.

Este ano, sob o tema “o Mar que Respiramos” a ABAE pretende que os concessionários com praias galardoadas sensibilizem a comunidade e os banhistas para a importância dos oceanos.