PSD quer Câmara do Funchal a atribuir terrenos a jovens casais que queiram construir

Rubina Leal
Rubina Leal: “É importante a habitação social no Município onde ainda existem carências habitacionais mas é também importante fixar jovens no nosso concelho”.

A vereação do PSD na Câmara Municipal do Funchal apresentou hoje uma proposta para a atribuição de terrenos municipais a jovens casais até os 35 anos, que queiram construir a sua primeira habitação.

“Trata-se de uma medida que visa apoiar as pessoas no início da sua vida ativa e fixar os mais jovens no concelho”, explicou a vereadora social-democrata, Rubina Leal, lembrando que o Município do Funchal tem terrenos disponíveis nas Romeiras que, não estando a ser utilizados, poderiam servir este fim.

Dizendo que a habitação social “é importante” devido “às carenciais habitacionais” ainda existentes no concelho, o PSD votou favoravelmente à construção de 30 fogos na Quinta Falcão. “Conheço bem este projeto, que em 2010 estava pronto para execução”, mas “atendendo aos constrangimentos financeiros e ao 20 de Fevereiro”, não foi possível na altura o executivo liderado pelos sociais-democratas avançarem com a obra, referiu.

Passados oito anos “esta Câmara trouxe esta empreitada para aprovação”, constatou Rubina Leal, sublinhando que o apoio aos jovens casais na construção de habitação própria é tão necessária quanto a habitação social.

“É importante a habitação social no Município onde ainda existem carências habitacionais mas é também importante fixar jovens no nosso concelho, é importante dar aos jovens condições de acesso a uma primeira habitação”, referiu, concluindo: “Temos uma proposta para a atribuição de terrenos, que estão disponíveis e são propriedade deste mesmo Município, a casais jovens até os 35 anos para permitir a auto-construção.”