Famílias do Porto Santo podem aderir à cedência de viaturas elétricas a partir do dia 3 de maio

carro-elétrico1
No âmbito do “Porto Santo sustentável”, as famílias da ilha dourada já poderão, a partir de amanhã, candidatar-se à cedência de carros elétricos.

A partir desta quinta-feira, dia 3 de maio, e até ao próximo dia 17, todas as famílias Porto-Santenses que pretendam aderir ao projeto piloto de cedência temporária de viaturas elétricas, deverão formalizar a candidatura online, no site da Direção Regional da Economia e Transportes (www.madeira.gov.pt/dret).  O empréstimo sem custos à população, decorrerá pelo prazo de um ano, prevendo-se um período de utilização de 2 meses por pessoa, abrangendo um total de 36 utilizadores.

Segundo uma nota da vice-presidência do Governo Regional, “a experiência não tem quaisquer custos inerentes à candidatura ou participação, ” e é disponibilizada pelo Governo – numa parceria entre a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e o Grupo Renault – e decorre da estratégia global para o desenvolvimento sustentável daquele território e que é defendida no âmbito do Projeto “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”.

O objetivo, diz a mesma informação, “é tornar o Porto Santo numa ilha autossustentável do ponto de vista energético, com forte redução a nível de emissões poluentes. Desta forma serão colocados ao dispor da população do Porto Santo, 6 viaturas elétricas da marca Renault ZOE, num quadro de projeto de demonstração e experimentação que procure evidenciar as mais valias da utilização deste tipo de veículos, numa lógica de opção futura por parte da população”.

No âmbito das condições de participação, temos que “podem participar todos os cidadãos maiores de 21 anos e portadores de cartão de condução há pelo menos dois anos, válida para o veículo em questão e que provem ter residência permanente na ilha do Porto Santo. As inscrições são gratuitas, mas apenas poderão inscrever-se pessoas singulares residentes no Porto Santo.

A seleção dos 36 participantes atenderá unicamente à ordem de inscrição. Os demais inscritos serão seriados, de acordo com igual critério, numa lista de espera com 36 participantes, que poderá resultar em confirmação de participação em caso de desistência de algum dos 36 participantes inicialmente apurados.

Os participantes selecionados, serão notificados via email, dispondo de um prazo de 48h00 para confirmação do período durante o qual pretendem utilizar o veículo elétrico a título de empréstimo.