Escola Horácio Bento recebe parceiros Erasmus e antecipa Semana da Europa

Foto DR

A Escola Dr. Horácio Bento Gouveia, sob a coordenação do seu Clube Europeu recebe a partir de hoje, dia 29 de Abril 24 alunos e 10 professores Romenos, Gregos, Espanhóis e Italianos.

A sinergia entre os Encarregados de Educação e a escola permite que os alunos estrangeiros sejam acolhidos por famílias, cujos educandos a frequentam, representando esta integração uma inequívoca mais-valia para a concretização do que é preconizado neste tipo de mobilidades.

No dia 30 de Abril pelas 9h, realiza-se a cerimónia de abertura e boas-vindas aos parceiros, na qual para além dos procedimentos habituais se poderão assistir a algumas manifestações artísticas dos nossos alunos. Durante a semana, inclusive no dia 1 de Maio, os parceiros terão um conjunto de actividades que lhes irão proporcionar oportunidade para comunicar na língua comum ao projecto, o Inglês enquanto participam em jogos tradicionais ou num workshop de artes, ou ainda, são desafiados a conhecer a Zona Velha do Funchal numa gincana cultural ( 2 de maio).

A “prática colaborativa” tão incentivada na nossa escola, concretizou-se na planificação desta programação, já que o Grupo de professores de Geografia antecipou a comemoração da SEMANA DA EUROPA, dada a calendarização desta mobilidade,  tornando mais significativas as vivências dos alunos relativamente à diversidade cultural e ao que simultaneamente nos une.

Assim, estará patente nas instalações da escola, uma exposição “ Viajar pela Europa” e “… na minha terra” desde o dia 30 ao dia 11 de maio. No dia 3 de maio, realizar-se-á uma saída de campo a São Vicente para conhecer pontos fulcrais como as Grutas de São Vicente e outros pontos paisagísticos (em termos humanos e geográficos) que tanto nos distinguem. No dia 4 de maio, os parceiros terão oportunidade de ver trabalhar na nossa escola uma Bordadeira.

Este projecto que é coordenado pelo parceiro Romeno, visa oferecer novas oportunidades de aprendizagem e motivação para o conhecimento a alunos com dificuldades nessas áreas, proporcionando através de estratégias diversificadas, “fora de portas”, o verdadeiro conhecimento “ OUTDOOR LEARNING- REAL LEARNING” e estará em desenvolvimento até Dezembro de 2019, tendo vindo a revelar-se uma excelente oportunidade de “flexibilização do currículo”, com carácter significativo para as turmas envolvidas.