Ventos no Aeroporto levam eurodeputada a procurar apoios junto da Comissão Europeia enquanto critica Governo de Costa

Claudia MONTEIRO DE AGUIAR
Cláudia Monteiro de Aguiar critica o Governo da República e questiona a Comissão Europeia sobre eventuais apoios que possam ir ao encontro de uma solução para os limites dos ventos no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.

Foi com “caráter de urgência” que a eurodeputada do PSD-Madeira, Cláudia Monteiro de Aguiar, questionou a Comissão Europeia, acerca da “existência de financiamento ou das possíveis soluções para situações idênticas àquela que se vive no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo”. Os limites dos ventos estão sobre a mesa de negociações e ao nível do Governo Regional, fala-se em solução política para um problema técnico, sem colocar em causa a segurança. É isso mesmo que levará o vice presidente a Lisboa, amanhã, para uma reunião com as entidades conhecedoras da matéria.

A eurodeputada social democrata lembra que “há vários meses que centenas de voos e de passageiros “de” e “para” o Aeroporto Internacional da Madeira são afetados com frequentes cancelamentos e desvios para outros aeroportos devido aos ventos fortes provocados pelas alterações climáticas, que originam turbulência e impedimentos de aterragem e descolagem, face aos limites obrigatórios existentes”, uma situação que leva Claúdia Monteiro de Aguiar a lançar estas questões à CE:

  • 1. A que financiamento pode recorrer um Estado Membro para dotar as infraestruturas aeroportuárias das RUP com meios técnicos e tecnologia mais avançada para responder ao problema mencionado, em caso de não existência que solução apresentará para o pós-2020?
  • 2. Que tecnologias e equipamentos existem nos aeroportos de e fora da União?
  • 3. Prevê alguma iniciativa tendo em conta que estes fenómenos nas RUP têm aumentando em frequência e intensidade?

A este propósito, numa nota enviada à comunicação social, Cláudia Monteiro de Aguiar afirma que “o Governo da República é conhecedor desta situação há já tempo suficiente. Existem estudos e peritos que demonstram que é possível encontrar solução a curto prazo. Enquanto Governo de Portugal tem a obrigação de zelar pelos interesses das suas Regiões Autónomas e Ultraperiféricas. Nesta como em outras situações está a colocar interesses político-partidários acima dos interesses da população. É lamentável e é de um desrespeito tremendo, de uma desresponsabilização gravosa.”

Enquanto aguarda a resposta, Cláudia Monteiro de Aguiar está já em contactos para reunir com entidades da União Europeia para encontrar possíveis e imediatas respostas para apoiar os aeroportos das Regiões Ultraperiféricas e que medidas poderá providenciar junto das instituições europeias.