25 abril: As intervenções de Gil Canha, Coelho, BE, PCP e PS na Assembleia Regional

Fotos Rui Marote

A Sessão Comemorativa do 44.º Aniversário do 25 de Abril decorre esta manhã na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) sob a presidência de Miguel de Sousa.
O Governo Regional está em peso, a começar pelo presidente do Executivo, Miguel Albuquerque.

Na intervenção da praxe, o deputado independente Gil Canha alertou para os novos e os velhos populismos. Falou do regime jardinista e atirou farpas a Paulo Cafôfo.

O deputado do PTP, José Manuel Coelho fez-se acompanhar de um cartaz de Ary dos Santos e de Maria de Lurdes Rodrigues que diz estar presa por delito de opinião.
E terminou a intervenção com um poema de Ary dos Santos.

Por seu turno, Rodrigo Trancoso, em representação do Bloco de Esquerda (BE) falou do percurso de conquistas graças ao 25 de abril mas alertou para o que ainda falta conquistar. Desde logo o combate à abstenção e a credibilização da classe política. Apelou à “seriedade, responsabilidade e honestidade”.

Já Ricardo Lume, do PCP, lembrou as lutas do povo da Madeira mesmo antes da Revolução dos Cravos de 1974.
Depois criticou as “políticas de direita” que governaram a Madeira no pós-25 de abril estando na hora da Região definir que Autonomia quer, aos serviço do Povo e não apenas “de alguns”.

Victor Freitas alerta para os perigos das redes sociais

O líder parlamentar do PS-M, Victor Freitas fez elogios ao regime democrático -que permite a alternância- e a conquista autonómica. A adesão União Euroepia foi outra das conquistas possíveis graças a Abril.
Victor Freitas lembrou as comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo e alertou para o perigo da liberdade nas redes sociais. A Madeira tem, atualmente, cerca de 120 mil contas no facebook. É nele que se alimentam as notícias falsas, as calúnias e os discursos instigadores do ódio. Por isso enalteceu o papel dos jornalistas -novos capitães de Abril.