Festival Rota do Atum leva Herman José ao Porto Santo

Herman Jose
Herman José estará no Porto Santo no âmbito do Festival Rota do Atum.

O Festival Rota do Atum é uma organização do Vila Baleira Resort e decorre entre 5 e 9 de junho. Com Herman José como centro das atenções em termos de animação. E dois polos onde assentam os propósitos desta iniciativa que se realiza pela primeira vez:  “A Madeira é atualmente, no panorama nacional, responsável por mais de 60% da cota total da pesca do Atum; As águas atlânticas ao largo da ilha do Porto Santo são a rota dos cardumes que percorrem os oceanos”.
Numa nota da organização, é referido que “o festival conta com a curadoria gastronómica do Chef Cordeiro que conduzirá uma armada de chefs nacionais e internacionais, que se juntam ao Chef residente Manuel Santos do Vila
Baleira Resort. Já confirmado está o Chef Carmine Basile de Itália e o Chef José Lopez de
Espanha, aos quais ainda se vão juntar mais alguns nomes consagrados. Ao longo do
festival todas as noites serão dedicadas a um jantar temático sobre a forma de confecionar.
A mesma nota indica que “de forma a envolver na temática a comunidade local foi criado um concurso gastronômico denominado “A Estrela é o Atum” que convida os Portossantenses em geral e a restauração em particular a apresentar as suas criações que tenham por tema o Atum”.
Os workshops e as tertúlias contam com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e
Pescas e vão abordar o tema do Atum de várias perspectivas. Desde a questão ecológica
aos testemunhos dos pescadores. A dança fica a cargo do grupo Danças do Mundo in
Madeira com várias actuações durante o festival onde a música também vai também ter
lugar privilegiado com a presença de vários artistas.
O programa inclui, ainda, a arte da pesca, estando previstas visitas aos atuneiros acompanhados por pescadores e a presença de artesãos locais ao longo de todo o evento.

A organização dá conta que “s espectáculos do Herman são como as impressões digitais: não existem dois iguais! Num ritmo alucinante, as personagens dos seus quarenta anos de vida artística são evocados”.