Associação Nacional de Farmácias quer resolver problema da falta de medicamentos na Madeira e aplaude a “Via Verde”

medicamentos saúde
Associação Nacional de Farmácias está apostada em ajudar a resolver o problema da falta de medicamentos, também na Madeira, e saúda o Governo Regional pela aplicação da “Via Verde” na Região.

Um comunicado da Associação Nacional das Farmácias (ANF) dá conta da satisfação desta organização pelo facto de a Madeira implementar o mecanismo da Via Verde do Medicamento. Este instrumento, refere a ANF, “permite resolver de forma expedita falhas de abastecimento de medicamentos essenciais aos doentes”, uma alusão aos recentes acontecimentos que levaram à falta de medicamentos na Região.

A Associação lembra que “no ano passado registaram-se em Portugal 48 milhões de falhas de embalagens de medicamentos no momento em que as farmácias as pediram aos distribuidores”, daí que defenda “o alargamento da Via Verde do Medicamento a todos os medicamentos cuja continuidade terapêutica deve ser assegurada por razões de saúde pública”.

«O direito à saúde e ao medicamento não pode conhecer falhas, nem no Funchal nem em Lisboa. As entidades reguladoras e os agentes do sector têm de combater em conjunto os problemas de abastecimento de mercado», declara o Presidente da ANF. «Os madeirenses podem contar com as farmácias, até ao limite das nossas forças, para resolver este problema».

Segundo a mesma comunicação, “a ANF está disponível também para contribuir para a implementação na Madeira do Regime de Incentivos à Dispensa de Medicamentos Genéricos e do Programa Troca de Seringas, que alcançaram bons resultados no Continente”.

A informação dá conta, ainda, que “em 2017, os incentivos à dispensa de genéricos permitiram às famílias portuguesas uma poupança adicional de 10,4 milhões de euros. Por seu lado, o Programa Troca de Seringas está presente em mais de 1640 farmácias, sendo um importante contributo no âmbito da Saúde Pública para a redução da infecção VIH e Hepatites entre os utilizadores de drogas injectáveis. Em 2017, as farmácias dispensaram mais de 115.000 de kits.”