PTP apresenta voto de protesto pela falta de segurança nas levadas da Madeira

O PTP entregou na Assembleia Legislativa da Madeira um voto de protesto “pela falta de segurança nas levadas da Madeira”.

“Infelizmente, temos sido confrontados cada vez mais com acidentes nestes percursos. No presente mês, dois turistas faleceram vítimas de acidentes nas nossas levadas”, constata.

Essa realidade leva o partido a questionar a segurança proporcionada neste tipo de percursos por parte da Região, “demonstrando uma gestão irresponsável e uma evidente falta de investimento”.

A segurança nos trilhos pedestres das levadas está muito condicionada pelas condições naturais, ou seja, pela parte geológica e climática, admite o PTP. “No entanto, é o erro humano uma das grandes causas dos acidentes, fruto do desconhecimento e da falta de preparação ou até do excesso de confiança. Não existe qualquer esforço por parte da Secretaria do Turismo em disponibilizar junto dos turistas mais informação para a realização de levadas”, afirma esta força política.

As condições dos trilhos, entende o PTP, são muitas vezes agravadas pelo desnivelamento do terreno e vegetação abundante. A falta de sinalética fora dos percursos recomendados, os deslizamentos de terra ou a queda de rochas constituem outros factores de risco.

“Por outro lado, mesmo com a existência de percursos recomendados, muitos turistas preferem fazer outras levadas que não oferecem as mesmas condições de segurança. No entanto, o Governo Regional não procede a qualquer inventariação dos percursos de risco e interditação ao seu acesso”, acusa.

“Na sua esmagadora maioria, os trilhos evidenciam falta de limpeza e necessidade de inúmeros arranjos como a construção de pavimentos, de muros de suporte e varandins”, apontam os trabalhistas.