IFPN recomenda cuidados e precauções para quem se desloque às serras da Madeira

 

O Instituto das Florestas e da Protecção da Natureza veio hoje recordar cuidados e precauções para quem se desloque às serras da Madeira para fazer uma caminhada por uma levada, um percurso pedestre ou um trilho. São actividades que obrigam a cuidados específicos, lembra o IFPN.  O Governo Regional aconselha os interessados a optarem pelos percursos recomendados, que são 28 na Madeira e 2 no Porto Santo, porque são alvo de manutenção regular, pelo que oferecem melhores condições de segurança.

O IFPN aconselha os caminhantes a levarem sempre companhia, evitando fazer os percursos sozinhos; a recolherem previamente informação actualizada sobre o percurso; a informar sempre alguém do trilho que se vai fazer e da hora prevista de chegada; a certificarem-se do tempo de caminhada e a garantir que a mesma pode ser finalizada antes de anoitecer; e a transporte alguma comida e água de reserva, bem como um telemóvel. O caminhante deve ainda utilizar roupa e calçado apropriados e a certificar-se das condições meteorológicas no local do percurso, antes de iniciá-lo. Em condições meteorológicas adversas e em situações de alertas para precipitação intensa ou ventos fortes, não deve ser realizado o percurso.

Em caso de fortes chuvas, ventos e queda de granizo e/ou neve não faça o percurso ou volte para trás pelo mesmo caminho, aconselha-se ainda, bem como a evitar comportamentos de risco, como tirar fotografias em andamento.

É ainda aconselhado manter-se dentro do trilho, evitar ruídos e atitudes que perturbem o meio, não recolher nem danificar plantas ou perturbar os animais, mão abandonar lixo e não fazer lume, nem deitar beatas. Deve-se ainda respeitar a sinaléctica. Entre os contactos úteis, são indicados os da Emergência (112), da Protecção Civil (291 700 122) e o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera: www.ipma.pt