Martinho Mendes expõe a partir do dia 18 na Casa da Cultura de Santa Cruz

Uma exposição intitulada “Derrocada | Downfall”, a qual se debruça sobre as ruínas do Convento da Piedade de Santa Cruz, depositadas no jardim da Casa da Cultura de Santa Cruz, será inaugurada naquele espaço cultural, instalado na Quinta do Revoredo, no próximo dia 18, pelas 18 horas.

A exposição é, simultaneamente, um alerta para a preservação do Património, assim como para os vestígios arqueológicos, no dia 18 de Abril, que tem a particularidade de ser a data na qual se comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano reforçado por se comemorar o Ano Europeu do Património Cultural.

A instalação artística põe em diálogo os vestígios arqueológicos do convento com as obras do artista plástico Martinho Mendes e com as fotografias do fotografo e cineasta polaco Michal Krenz, refere a organização.
O artista Martinho Mendes vai combinar estas pedras com outras promovendo novas leituras, enquanto o realizador, que se interessa pelo processo de entropia e ruína, assim como pelas relações recíprocas da cultura imaterial e do património construído, apresentará algumas fotografias precisamente desta acção de desgaste e da relação entre a natureza e o homem.