Cláudia Monteiro de Aguiar salienta candidatura da CE para a Capital Europeia do Turismo Inteligente

A Comissão Europeia abriu as candidaturas para a Capital Europeia do Turismo Inteligente que decorrem até 30 de Junho de 2018. Uma proposta que foi apresentada pela Comissão dos Transportes e Turismo e apoiada, em primeira mão, pela deputada social-democrata madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar, refere um comunicado.

Esta iniciativa conta com 4 categorias individuais e pretende nomear as cidades que se destacam pelas melhores práticas em acessibilidade, digitalização, sustentabilidade e património cultural e criatividade. As cidades que demonstrem soluções inovadoras nestas 4 categorias, duas no total, podem ser, igualmente, galardoadas com o título Capital Europeia do Turismo 2019.

Para Cláudia Monteiro de Aguiar, o lançamento desta iniciativa é “uma vitória para o sector do Turismo, que uma vez mais surge na agenda da Comissão Europeia. Este projecto nasce no seio da Comissão dos Transportes e Turismo, proposta pelos deputados do grupo de trabalho, e  junta dois elementos essenciais: o turismo e as cidades inteligentes, um elemento diferenciador que assegura a qualidade do destino para quem visita as cidades mas também que  considera a qualidade de vida de quem vive e trabalha nas cidades. As cidades portuguesas candidatando-se têm mais uma oportunidade de promover os seus produtos, os seus serviços demonstrando que há Regiões em Portugal a acompanhar as tendências da tecnologia, da inovação ao serviço das pessoas.”

O concurso está aberto até ao dia 30 de Junho e a cerimónia de entrega dos prémios será em Bruxelas a 7 de Novembro.